Sou do tamanho de grãos de pimenta-preta .

Já só faltam 35 semanas para o grande dia!

Será que é a serio?

Andava a tentar engravidar, e o seu período menstrual está atrasado? Faça o teste de gravidez pois é provável que esteja grávida e na quinta semana! Pode fazer um teste de farmácia, mas se realmente desconfia do seu estado o ideal será falar com o seu obstetra e fazer uma análise a nível laboratorial designada por BHCG, seguida de uma Ecografia transvaginal para confirmar a idade fetal do seu bebé e verificar se ele se encontra bem posicionado no útero.

O seu bebé neste momento mede aproximadamente 1 mm e embora ainda não pareça um bebé, diversas estruturas importantes estão em pleno processo de formação, como por exemplo: o sistema nervoso central, músculos, ossos, olhos, ouvido, coração, fígado e os brotos dos membros superiores e inferiores. Ele encontra-se envolvido no saco amniótico que o irá proteger e crescer com ele.

É normal, que nesta fase se encontre feliz mas muito insegura em relação ao futuro. Vai correr tudo bem? Serei boa mãe? Tenha calma, e viva um dia de cada vez, à medida que o tempo passa tanto o seu organismo como a sua mente se vão adaptando ao estado em que está, preparando-a para o desafio final, a maternidade!

Os sintomas de gravidez!

É provável que por esta altura comece a ter alguns sintomas que são indicativos do seu estado. Seios doridos e inchados, O aumento da frequência urinária devido à compressão da bexiga pelo útero em crescimento, sono e cansaço mais atípico, que advém do facto de o metabolismo da mãe diminuir, e por fim os comuns enjoos e vómitos que são reflexo das alterações hormonais em curso. Se pelo contrário não tiver nenhum dos sintomas acima descritos, não se preocupe, e sinta-se abençoada, pois também é perfeitamente natural. Se você tiver mais de 35 anos e estiver preocupada com possíveis problemas genéticos, o seu médico irá com certeza aconselhá-la á realização ou não de exames para verificar se se passa alguma coisa com o seu bebé.

Comece a ter cuidado com a sua alimentação.

Esta é uma boa altura para melhorar os seus hábitos alimentares, comece por comer menos quantidades e mais vezes ao dia, e privilegie as proteínas, as vitaminas, os hidratos de carbono, evitando comer doces e alimentos que aportem pouco em termos de qualidade nutricional! Está também indicado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, e, se é fumadora, fale com o seu médico sobre a melhor forma de lidar com este vício durante a gravidez!

Descobriu agora que vai ser pai! Parabéns! Vai ter alguém a quem passar o seu legado!