Quando a amamentação é mais difícil do que pensava – SOS Amamentação desde 2003

sos-amamentação-amamentar

A SOS Amamentação é uma associação sem fins lucrativos criada em 2003, e que funciona como linha telefónica de apoio desde 1998 – linha para a qual as recém-mamãs podem ligar quando estão com dificuldades na amamentação do seu bebé.

O apoio prestado às recém-mamãs é efetuado por especialistas voluntárias com formação em Aconselhamento em Aleitamento Materno, de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde e Unicef.

Qual o objetivo da SOS Amamentação?
De acordo com Cristina Leite Pincho, consultora de Lactação e doula certificada pela Associação Doulas de Portugal, o intuito desta linha é fornecer apoio imediato às mães que estão com alguma dificuldade na amamentação e precisam de respostas imediatas ou de tirar dúvidas no momento, não podendo esperar por uma consulta, uma vez que isso iria representar mais ansiedade na mamã.

E já sabemos que a ansiedade resulta em stress que, por sua vez, irá refletir-se também no comportamento do bebé.

Quais as dúvidas mais comuns?

SOS amamentação - bebe a ser amamentado

Quando as mulheres ligam para esta linha alguns das dúvidas e perguntas mais frequentes são:

Porque devo amamentar?
– Como é que sei que o meu leite está a ser suficiente para alimentar o meu bebé?
– Já ouvi falar em leite fraco. Como é que eu sei se o meu leite é fraco?
– Como posso aumentar a produção do leite materno?
– Que alimentos deve (a mãe) evitar durante a amamentação?
– O que fazer quando aparecem fissuras [feridas] nos mamilos?
– Como se pode conservar o leite materno? E durante quanto tempo pode ser guardado?


Entre outras, estar são algumas das perguntas que os profissionais da linha procuram responder às recém-mamãs, procurando ajudar a aumentar a confiança da mãe na tarefa de amamentar, dando informação, tentando minimizar o pensamento/receio de algo correr mal e procurando ajudar a estabelecer uma maior conexão entre mãe e bebé.

Contactos
Para que possa obter a ajuda de que necessita, basta ligar o número 213 880 915, de segunda a sexta-feira, entre as 10h e as 18h ou enviar um email para [email protected].

É importante ainda referir que existem algumas especialistas que estão disponíveis 24 horas por dia em diversas cidades e distritos de Portugal (poderá consultar os nomes e números no sítio da SOS Amamentação).

Fonte: Pumpkin

Artigos relacionados