Se está a amamentar e também costuma retirar leite com a bomba, pode ser alarmante olhar para o líquido acabado de bombear, e ver que está cor de rosa.
No mês passado, Johnson Overby mostrou um saco com o seu leite materno cor de rosa num vídeo TikTok, que entretanto se tornou viral — soma mais de 13 milhões de visualizações. Muitas mulheres comentaram que experimentaram exatamente o mesmo fenómeno.
“A primeira vez que me aconteceu foi realmente alarmante”, disse Johnson no vídeo com mais de dois milhões de gostos. “Preciso de o deitar fora? Estou a morrer?”, perguntava Johnson Overby, 28 anos. Depressa aprendeu que a tonalidade rosa era sangue dos seus mamilos e perfeitamente seguro para a sua filha, Gardner, consumir este leite. “Definitivamente não estou sozinha”, disse Overby.
É possível que o leite materno fique com tons de rosa, vermelho, castanho, verde e azul. Os dois últimos são quase sempre causados pela dieta da mãe. Pode também ver uma tonalidade laranja se estiver a fazer uma alimentação rica em beta-caroteno. “As doses necessárias dos alimentos para alterarem a cor do leite têm de ser muito elevadas ou então sob a forma de suplementos”, explica a ginecologista e obstetra Paula Ambrósio à NiT.
O leite rosa ou vermelho é frequentemente causado por um mamilo com ferida, enquanto que o leite castanho-avermelhado é o resultado de uma condição incomum chamada síndrome rusty pipe. A cor de ferrugem provém do sangue que se mistura com o primeiro leite materno, e geralmente acaba por ficar limpo dentro de poucos dias. Embora seja extremamente raro, a hemorragia pode ser um sinal de plaquetas baixas e diminuição da coagulação. “Estas condições devem sempre ser confirmadas por algum médico se persistirem durante vários dias”, aconselha a médica.
O leite materno também pode mudar de cor se o bebé de uma mulher a amamentar estiver a combater uma infecção. Segundo Paula, o leite rosa é seguro para alimentar o seu bebé. O leite vermelho brilhante, causado por uma hemorragia activa, também é seguro, mas é difícil de digerir e pode causar o vómito do seu bebé.
Fonte: NiT