Desconfortos do Pós-Parto

Contudo, mesmo depois do parto, continuam a ocorrer alterações físicas e é normal aparecerem alguns desconfortos, que podem interferir com o bem-estar da mãe.

Por vezes, podem ser sinais ou sintomas de problemas de saúde que precisam de tratamento, pelo que o acompanhamento médico nesta fase é essencial.

Edemas dos membros inferiores– O inchaço das pernas e pés que pode ocorrer durante a gravidez, pode prolongar-se após o parto.
O que fazer?

Eleve as pernas;
Não use roupas apertadas;
Finalize o duche com jatos de água fria nas pernas e pés durante 1 a 2 minutos;
Pode encontrar na sua farmácia meias de compressão que podem ajudar a aliviar o edema, aconselhe-se com o seu farmacêutico.

Incontinência urinária – A perda involuntária de urina pode surgir após o parto devido ao relaxamento da musculatura perineal (conjunto de músculos que suporta o aparelho digestivo, urinário e genital), contudo deverá ser passageira.
O que fazer?

Beba muita água;
Evite qualquer fonte de pressão (estar de pé durante muito tempo, viagens de carro longas, pegar em objetos pesados);
Reeduque a musculatura perineal com a ajuda de um profissional. Os exercícios de Kegel (contrair e descontrair os músculos perineais) podem ajudar.

Obstipação – A dificuldade ou incapacidade em evacuar pode ocorrer durante alguns dias depois do parto, sendo muitas vezes reforçada pela presença de hemorroidas e pelo medo de que ocorra abertura da sutura perineal (costura do corte cirúrgico feito no períneo, região muscular que fica entre a vagina e o ânus).
O que fazer?

Beba mais água e faça uma alimentação rica em fibra;
Faça pequenas caminhadas.

Hemorroidas – As veias dilatadas do canal anal que podem ser causadas não só pela gravidez, mas também pela força exercida durante o parto.
O que fazer?

Aplique gelo protegido várias vezes ao dia;
Alterne aplicação de água fria e morna no local da hemorroida;
Mantenha a função intestinal regular;

Dores nas costas (lombalgias) – Deve evitar posições incorretas.
O que fazer?

Mude as fraldas e dê banho ao bebé num plano ao nível da cintura (nunca curvada);
Amamente numa posição confortável recorrendo, se necessário, a uma almofada;
Faça exercícios de extensão da coluna e de fortificação da musculatura seguindo um plano de exercícios adequado.

Aconselhe-se sempre com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento para tratar qualquer desconforto. Se está a amamentar, alguns medicamentos podem não ser seguros para o seu bebé.

Fonte: Farmacias Portuguesas

Artigos relacionados