Desconfortos da gravidez nos 3 Trimestres

desconforto-na-gravidez

1º Trimestre

Na gravidez, surgem inúmeras adaptações fisiológicas no corpo da mulher, tanto a nível físico, biológico como psicológico, gerando medos, dúvidas, angústias, ou simplesmente curiosidade em relação às transformações ocorridas no corpo. Estas alterações podem causar algum desconforto e, embora sejam mais frequentes em determinados trimestres, podem ocorrer ao longo de toda a gravidez, com maior ou menor intensidade.

Os principais desconfortos neste trimestre são: alterações mamárias – aumento da sensibilidade; aumento da frequência urinária; cansaço/fadiga; aumento do corrimento vaginal; gengivites ou sangramento das gengivas; náuseas e vómitos (enjoos matinais) e ptialismo (aumento da quantidade de saliva).

Conselhos para diminuir estes desconfortos:

– Alterações mamárias: aumento do volume e da sensibilidade

  • Não use roupas demasiado justas;
  • Utilize um soutien que lhe forneça um bom suporte e seja confortável;
  • Opte por sutiãs de algodão e alças largas, que se adaptem ao aumento gradual dos seios;
  • Aplicar um creme diário para evitar o aparecimento de estrias.

– Aumento da frequência urinária

  • Urine sempre que tiver vontade – reter a urina aumenta o risco de infeção urinária;
  • Diminua a ingestão de líquidos antes de dormir;
  • Realize exercícios de Kegel (contração dos músculos usados para
  • Controlar o fluxo de urina, em séries de 10 vezes, várias vezes ao dia) que tem como objetivo controlar a micção;
  • Comunique ao profissional de saúde qualquer sinal de dor ou sensação de ardor a urinar.

 – Cansaço/fadiga

  • Faça uma alimentação equilibrada;
  • Faça caminhadas ou exercício físico (ex. natação);
  • Descanse e relaxe sempre que possível;
  • Tenha uma alimentação variada e equilibrada de forma a repor os níveis de energia e evitar a fadiga.

Aumento do corrimento vaginal

  • Realize higiene genital 2 vezes ao dia;
  • Não utilize produtos de higiene agressivos, água e o sabão habitual é suficiente;
  • Utilize roupa interior de algodão;
  • Evite os pensos higiénicos diários;
  • Comunique ao profissional de saúde caso observe alterações no corrimento, tais como comichão, ardor ou cheiro intenso.

Gengivites ou sangramento das gengivas

  • Faça uma higiene oral correta e frequente, pelo menos 3 vezes ao dia;
  • Utilize uma escova macia;
  • Evite os alimentos açucarados, especialmente nos intervalos das refeições;
  • Mantenha uma higiene oral cuidada.

– Náuseas e vómitos (enjoos matinais)

  • Coma refeições pequenas, várias vezes ao dia, incluindo ceia antes de dormir;
  • Evite ter o estômago vazio ou demasiado cheio;
  • Beba líquidos no intervalo das refeições, coma uma bolacha seca antes de deitar e antes de levantar da cama;
  • Evite comidas picantes, muito condimentadas e fritos;
  • Evite os estímulos que lhe desencadeiam os episódios (ex. cheiros intensos);
  • Se os vómitos forem persistentes dirija-se à Urgência do seu Hospital.

– Ptialismo (aumento da quantidade de saliva)

  • Procure andar sempre com lenços de papel caso necessite;
  • Chupar um rebuçado ou mascar pastilha elástica.
gravidez

2º Trimestre

A gravidez é um momento de grande alegria e felicidade do casal mas durante um período pode experimentar uma série de desconfortos que podem ser incomodativos. De forma a vivenciar uma gravidez calma e tranquila, deve ter alguns cuidados para minimizar ou atenuar esses desconfortos.

Os principais desconfortos neste trimestre são: azia; lombalgias (dores nas costas); edemas das pernas e pés e varizes; obstipação (prisão de ventre); flatulência (excesso de gases) e lipotimia (sensação de desmaio).

Conselhos para diminuir estes desconfortos:

– Azia

  • Evite refeições abundantes e alimentos fritos, condimentados ou ricos em gordura;
  • Beba leite para diminuir a azia;
  • Mantenha uma boa postura – eleve a cabeceira da cama com almofadas.

– Lombalgias (dores nas costas)

  • Evite estar muito tempo em pé, fazendo períodos de repouso;
  • Mantenha uma postura corporal correta;
  • Use calçado confortável e seguro – evitar usar sapatos de salto alto;
  • Ao baixar-se faça flexão das pernas e não das costas.

– Edemas das pernas e pés e varizes

  • Utilize meias de descanso;
  • Quando estiver sentada ou deitada coloque os pés elevados com uma almofada;
  • Evite permanecer de pé por longos períodos de tempo;
  • Utilize roupa e calçado confortável.

– Obstipação (prisão de ventre)

  • Ingira líquidos em grande quantidade (mínimo 1,5l/dia);
  • Faça uma alimentação rica em fibras (cereais, fruta, verduras e leguminosas);
  • Vá ao WC sempre que tiver vontade;
  • Estabeleça hábitos intestinais regulares;
  • Não use laxantes ou outros medicamentos, sem primeiro consultar o profissional de saúde responsável.

– Flatulência (excesso de gases)

  • Mastigue os alimentos devagar e completamente;
  • Evite alimentos (ex. couves, brócolos) e bebidas que possam provocar gases;
  • Pratique exercício físico.

– Lipotimia (sensação de desmaio)

  • Evite mudanças bruscas de posição (principalmente quando acorda) e ambientes quentes e superlotados;
  • Evite estar muito tempo sem comer (faça pelo menos 6 refeições por dia).

3º Trimestre

À medida que o final da gravidez se aproxima, o peso da barriga e da responsabilidade de cuidar de um recém-nascido, assim como a preocupação e os desconfortos aumentam. Embora os desconfortos façam parte da gravidez, entender como aliviá-los é essencial para viver uma gravidez calma e tranquila.

Os principais desconfortos neste trimestre são: aumento da frequência urinária; peso na região genital e anal; contrações de Braxton-Hicks; dispneia (sensação de “falta de ar”); cãibras, insónias e edemas (inchaço).

<img src="https://mamasebebes.pt/wp-content/uploads/2022/06/IMAGEM-post-2-1024×683.png" alt="desconforto-na-gravide

Conselhos para diminuir estes desconfortos:

– Aumento da frequência urinária

  • Esvazie regularmente a bexiga, de modo a diminuir o risco de retenção de urina na bexiga, que poderia causar uma infeção urinária;
  • Diminua a ingestão de líquidos ao final da tarde, para dessa forma reduzir a necessidade de urinar durante a noite;
  • Realize exercícios de Kegel (contração dos músculos usados para controlar o fluxo de urina) que tem como objetivo controlar a micção;
  • Comunique ao profissional de saúde caso tenha ardor ao urinar.

– Peso na região genital e anal

  • Repouse, relaxe e mantenha uma postura correta.

–  Contrações de Braxton-Hicks – são contrações uterinas de preparação para o trabalho de parto, são pouco intensas e de curta duração

  • Repouse e / ou mude de posição;
  • Praticar técnicas de respiração quando as contrações se tornam incómodas.

Dispneia (sensação de “Falta de ar”)

  • Adote uma postura correta;
  • Utilize mais almofadas de modo a fazer uma elevação da cabeça, quando dorme;
  • Evite comer demasiado e sobrecarregar o estômago;
  • Inspire profundamente antes de dormir (exercícios respiratórios de relaxamento);
  • Caso os sintomas se agravem procure um profissional de saúde.

– Câibras

  • Realize uma massagem vigorosa no músculo afetado, aquando da cãibra;
  • Faça exercício físico moderado e períodos de repouso ao longo do dia.

– Insónias

  • Pedir para que lhe façam uma massagem lombar e dorsal;
  • Apoie partes do corpo com almofadas;
  • Durma sempre à mesma hora e opte por uma posição lateral;
  • Beba um copo de leite morno ou tome um duche antes de deitar;
  • Evite o café ou outras bebidas estimulantes;
  • Se gostar de ler pode fazê-lo na cama para a ajudar a adormecer.

Edemas (inchaço)

  • Evitar longos períodos de pé ou sentada;
  • Elevar as pernas quando estiver a descansar;
  • Usar calçado confortável;
  • Realizar exercício físico/caminhadas.

FONTE: Enfermeira Marilyn Lopes – Saúde Materna e Obstetrícia

Artigos relacionados