Mamãs e Bebés

Gravidez

1467

Covid-19. Mães devem decidir como mantêm contacto com recém-nascido

Teresa Tomé, diretora do serviço de neonatologia da Maternidade Alfredo da Costa, sublinha a importância de cada hospital avaliar e atuar de acordo com as suas condições logísticas e de recursos humanos para prestar um apoio efetivo a mãe e recém-nascido. No entanto, defende que devem ser as parturientes a decidir.

Para a neonatalogista, que foi entrevistada no Bom Dia Portugal, a importância do contacto inicial entre mãe e filho é essencial pois só traz benefícios para os dois. Isto, claro, que num contexto de uma mãe assintomática, apesar de positiva.

Em relação ao aleitamento materno, Teresa Tomé recorda que o vírus não se encontrava no leite materno, recorda que a transmissão entre mãe e filho se pode dar por contacto, e realça a importância do uso da máscara e da desinfeção.

As novas orientações divulgadas ontem pela Direção-Geral da Saúde determinam que as mães passam a poder pegar nos filhos ao colo e amamentar desde que usem máscara cirúrgica, e façam uma rigorosa desinfeção dos seios e do tronco.

 

Fonte: RTP
Publicado: 20/05/2020

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...