Mamãs e Bebés

Pós Parto

pos parto

Como fica a menstruação depois do parto?

Para mulheres que amamentam exclusivamente no peito, a menstruação pode vir somente quando o bebé parar de mamar, o que geralmente acontece por volta do 1º ano de idade. Já para quem opta por não amamentar, a menstruação pode vir em cerca de 2 meses após o parto, mas ainda assim, é normal que fique desregulada inicialmente.

O sangramento que ocorre durante os primeiros 45 a 56 dias após o parto não é considerado menstruação, pois não contém nenhum óvulo e deve-se à saída das estruturas que revestiam o útero, assim como restos da placenta, sendo cientificamente chamado lóquios.

Quando virá a 1ª menstruação depois do parto
Para a mulher que toma anticoncepcional de uso contínuo, não deve haver menstruação, embora esporadicamente possam surgir pequenos sangramentos vaginais durante o mês.

Quanto mais tempo o bebé mamar, mais distante será a primeira menstruação depois do parto, mas assim que o bebé começar a diminuir as mamadas, o corpo da mulher reage e ela pode ovular, vindo a menstruação logo a seguir. Uma crença popular é que a menstruação diminui a quantidade de leite materno, mas é exatamente o contrário que acontece, porque quanto menos leite a mulher produz, maior é a possibilidade de ovular e de que menstruação desça.

Alterações comuns na menstruação após o parto
O fluxo menstrual pode ser um pouco diferente do que a mulher estava habituada antes de engravidar, podendo haver alteração da quantidade de sangue e da cor.

É também normal que a menstruação fique irregular, vindo em maior ou menor quantidade durante 2 ou 3 meses, mas a partir desse período é esperado que se torne mais regular. Em caso de dúvida deve-se consultar o ginecologista.

Quando voltar a usar método contraceptivo
Como a primeira ovulação depois do parto é imprevisível, a mulher deve adotar algum método contraceptivo entre 10 a 15 dias depois do nascimento, para não correr o risco de engravidar novamente.

Caso a mulher opte pelo uso do anticoncepcional, deve começar a tomar entre 10 a 15 dias depois do parto, ainda que não tenha relações sexuais, devido ao período de resguardo.

Fonte: Tua Saúde

Registe-se
Gratuitamente

para visualizar todo
o conteúdo!

Registe-se já

Calculadora da ovulação

A sua Gravidez Passo a Passo.
dias
Gerar

Significado e Nomes

Encontre o significado e origem do nome do seu filho(a)

Subscrição Newsletter

Introduza o seu-email Formato inválido! Introduza a palavra-passe A tentar validar dados de acesso... Validação concluída! Aguarde... A carregar...