
Conceção e Gravidez
Quando um óvulo se encontra com um espermatozóide, que escolheu de entre muitos, durante o período de ovulação na trompa de Falópio, dá-se a fecundação ou conceção. Depois de algumas horas o ovo ou zigoto, que é a junção do óvulo com o espermatozóide, migra até ao útero onde se vai desenvolver a gravidez.
Pode a Mulher ter alguns sintomas da fecundação como um leve corrimento rosado, algum desconforto abdominal semelhante a dor menstrual ou não ter qualquer perceção, mas o grande sinal da concretização do sonho é a amenorreia, ou seja, a falta da menstruação.
O passo seguinte à amenorreia é o Teste Imunológico da Gravidez (TIG) que pode comprar na farmácia ou ir a um laboratório de análises com a primeira urina da manhã e, se for positivo… parabéns… está grávida!
Se o TIG for duvidoso, não fique preocupada e repita-o uma semana mais tarde. Fique atenta a outros sinais de gravidez como: tensão mamária, enjoos, vómitos matinais, sonolência, vontade de urinar com mais frequência, etc.
Logo que tenha a certeza que está grávida deve marcar uma consulta médica pois é muito importante que a gravidez seja vigiada desde o início no seu Ginecologista ou pelo seu Médico de Família.
Para além de lhe pedir análises e marcar uma ecografia, vai determinar a DPP (Data Provável do Parto), ou seja, vai determinar o grande dia, o do nascimento do vosso Bebé.
Parabéns!...